Rss Youtube Facebook Twitter Instagram LinkedIn
Blog AndersonBrandao.com.br

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Comer menos ou ir à academia? A ciência explica de uma vez por todas como emagrecer!


Tenha uma dieta saudável e faça exercícios”.  Se você já quis perder peso, deve ter ouvido esse mantra dezenas de vezes. Mas quando se trata de seguir à risca o conselho, qual dos dois vai fazer uma grande diferença para atingir seus objetivos na balança?

O que é melhor, ir para a academia quatro vezes por semana, ou pedir uma salada ao invés de batatas fritas no almoço? O que é mais importante para a perda de peso, a dieta ou os exercícios físicos?

O professor de Ciência do Exercício Físico, na Universidade do Texas e Diretor Executivo do Instituto de Educação Física do Texas, Philip Stanforth respondeu essa questão: “Os estudos tendem a mostrar que, em termos de perda de peso, a alimentação desempenha um papel muito maior do que o exercício físico”. 

Eis o porquê: “O exercício requer tempo e esforço consistente, levando muito mais tempo para ter resultados”, afirmou o professor. “Ele também queima muito menos calorias do que as pessoas pensam”, disse.  Como alternativa, Stanforth avisa que existem vários alimentos ricos em açúcar ou gordura que podem ser cortados de nossa dieta e que farão uma mudança muito maior na nossa cintura e, às vezes, em um período de tempo muito mais curto. 

Recomendo essa leitura: https://goo.gl/gsxRFc

“Você tem que andar 56 quilômetros para queimar 3.500 calorias, mas uma barra de chocolate tem cerca de 500 calorias. Sendo assim, vai ser muito mais fácil cortar a barra de chocolate do que andar 8 quilômetros todos os dias”, exemplifica o professor.

Parece loucura, mas vários estudos apoiam a ideia de Stanforth. Uma revisão de 20 pesquisas envolvendo mais de 3 mil pessoas, publicadas em 2014, descobriu que dietas de alta proteína e suplementos nutricionais foram relacionadas aos melhores resultados em termos de perda de peso quando comparados com os exercícios de academia. Já em uma revisão realizada em 2011, levando em conta a relação entre a massa de gordura e atividades físicas em crianças, concluiu-se que ser ativo não é um fator determinante no peso das crianças.

Mas isso não quer dizer que você deva parar de se exercitar. Outros estudos sugeriram que as pessoas podem sim perder peso se mantiverem uma dieta saudável e exercitarem-se regularmente. Além disso, os exercícios físicos possuem outros benefícios, eles ajudam a melhorar o humor, a proteger o corpo contra os efeitos nocivos do envelhecimento, a controlar os sintomas de estresse, depressão e ansiedade.

Sendo assim, se você quer perder peso em 2018, considere uma dieta saudável para começar. E se estiver pensando em manter o peso ideal conquistado, entre em movimento e exercite-se.

Gostou? Clica aqui https://goo.gl/rEsBQw e faça um chat comigo.

Fonte: Jornal Ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed