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Blog AndersonBrandao.com.br

quarta-feira, 21 de junho de 2017

A melhor dica de todos os tempos para perder peso

“Perca 10kg em 28 dias! Elimine 7kg em uma semana! O treino animal que secou a famosa fulana de tal.” São inúmeras as manchetes de revistas e os sites repletos de receitas milagrosas e promessas únicas. Parecem até mesmo o Santo Graal do emagrecimento!

Mas a verdade é uma só: dieta traz resultado, desde que seja feita, ainda assim, nem sempre é bom para a saúde. Além disso, a maioria das pessoas segue por poucos dias (geralmente 1 semana) e ao se pesar novamente e ver que o número na balança não corresponde aos dias de sofrimento, desiste. Então, elas culpam o método, chutam o balde no final de semana e prometem recomeçar uma nova dieta na segunda-feira seguinte.

O problema é que as dietas que restringem muito as calorias são difíceis de seguir. Além disso, a rápida perda de peso prometida promove uma série de desbalanços no metabolismo de quem as seguem, o que no decorrer do tempo dificulta ainda mais o emagrecimento.

O corpo humano é inteligente. Se você ofertar menos calorias para ele trabalhar, ele vai gastar menos calorias também. Por isso, as pessoas que terminam as dietas muito restritivas caloricamente tendem logo a ganhar todo o peso perdido de volta. Como o metabolismo depois dessa dieta é outro, mais lento, o nosso corpo entra em estado de reserva de energia, cuja melhor fonte é a gordura. Portanto, é ela que compõe o peso recuperado. Assim, o quadro é de uma pessoa grande que gasta calorias como se fosse pequena.

Já que para emagrecer é necessário gastar mais calorias do que consumir, como fazer para escapar dessa armadilha metabólica?
1. Para perder 10kg em 8 semanas

Esse gasto corresponde a uma perda de 1,25 kg por semana.

2. Perder 10 kg em 18 semanas

O primeiro fato que você precisa saber é que para perder 1kg de gordura deve-se gastar 7.700 calorias. Mesmo que você queira emagrecer somente 1kg, fazer isso em uma semana será uma tarefa árdua. Afinal, como queimar 1.100 kcal/dia somente com o exercício?

Parece impossível e, por isso, afirma-se que no processo de emagrecimento não dá para competir com o que você come, a dieta é primordial. Mas, como informado anteriormente, uma dieta com poucas calorias prejudica o metabolismo, o torna mais lento e facilita o ganho do peso perdido.

Então como fazer para deixar o cenário mais favorável? 

Invista nas proteínas! Esse nutriente, além de participar na construção muscular, o que é importante para emagrecer porque ajuda a manter o metabolismo acelerado, tem um efeito térmico, ou seja, o organismo gasta mais energia para digerir as proteínas.

Por isso, uma dieta na qual o consumo de calorias é o mesmo gasto pelo metabolismo basal (normocalórica) e rica em proteína fará o seu metabolismo acelerar e, em conjunto com o exercício, irá promover o gasto calórico necessário para perder peso.

Nessa corrida pela perda peso, o que importa é a consistência e não o quão rápido você bate a meta. Então como saber em quanto tempo você vai atingir o seu objetivo ou se esse tempo é realista?

Veja alguns exemplos:
Para perder 1kg de gordura é preciso gastar 7.700 kcal. Sendo assim, para perder 10 kg é necessário gastar 77.000 kcal no total. Ao dividir 77.000 kcal por de 8 semanas, o resultado é de 9.625 kcal que teriam de ser gastas por semana. Por dia (9.625/7), dariam 1.375 kcal a serem perdidas.
São necessárias as mesmas 77.000 kcal totais, porém, como o tempo é diferente (18 semanas), será necessário gastar 4,277 kcal por semana e, por isso, o déficit diário de calorias será de 611 kcal.

Esse gasto corresponde a uma perda de 0,555 kg por semana.

O exemplo número 2 é bem mais razoável e realista do que o exemplo número 1.

Então a melhor dica para perder peso é SEJA CONSISTENTE.
Você não vai conseguir mudar o seu corpo em uma semana, já que todo o processo de aumento de peso aconteceu ao longo de meses e/ou anos.


Para saber ao certo a quantidade de proteínas que você precisará ingerir e de exercícios que você terá que fazer para deixar a sua meta mais realista e então alcança-la, procure um nutricionista e um profissional de Educação Física.

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