Rss Youtube Facebook Twitter Instagram LinkedIn
Blog AndersonBrandao.com.br

quarta-feira, 15 de março de 2017

Os efeitos dos adoçantes no corpo

Por Lizette Borrelli – Tradução Renata Souza

Se você acompanha as redes socais da Metodologia Anderson Brandão você já deve ter visto uma dica sobre os refrigerantes diets e como eles podem causar o aumento do peso. Nesse texto vamos explicar um pouco mais sobre os efeitos dos adoçantes no corpo humano.

Começar uma dieta significa deixar de lado bebidas açucaradas e comidas gordurosas para perder peso. Nesse caminho, muitas pessoas acreditam que estão fazendo uma escolha saudável quando optam pelas comidas diets. Porém, é necessário cautela. Os refrigerantes diets, por exemplo, foram criados para auxiliar na perda de peso, mas existem evidências científicas de que na verdade eles podem causar o contrário.

Em um vídeo do BritLab o apresentador Gabriel Weston e o seu colega Ben realizaram testes de glicemia para verificar se há alguma diferença na quantidade de açúcar no sangue antes e depois de uma pessoa ingerir o refrigerante normal e o diet (em ambos os casos com o estômago vazio). Primeiro, foram coletadas as medidas iniciais. Logo após, os refrigerantes foram ingeridos e em seguida, foram realizadas novas medidas do açúcar no sangue.  Enquanto o sangue de Weston apresentou um aumento de 4,2mg/dl para 4,4mg/dl de açúcar depois do consumo de refrigerante diet, no organismo de Ben o valor aumentou de 4,6mg/dl para 6,5mg/dl após beber o refrigerante normal. Embora o aumento pareça pouco, é importante ressaltar que ele existe.

Os adoçantes artificias tem o objetivo de manter o açúcar baixo no sangue, mas então porque a ciência sugere que eles podem aumentar o peso?

Weston explicou que, em modelos de estudos com animais, os adoçantes artificiais ofertados em pequenas doses geraram um pequeno aumento do peso. Os cientistas acreditam que isso ocorre porque o corpo associa o doce com o consumo calórico. Contudo, quando essas calorias não são de fato ingeridas, já que o alimento é diet, o organismo fica confuso e pode gerar uma diminuição do metabolismo ou a compulsão alimentar, que fazem com que o corpo engorde.

Apesar de ainda não existirem provas conclusivas de que o refrigerante diet, por exemplo, cause o aumento de peso, o seu consumo a longo prazo traz consequências como obesidade e diabetes do tipo 2. Portanto, cuidado com o uso de adoçantes e converse sempre com seu nutricionista antes de montar a estratégia da sua dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed