Rss Youtube Facebook Twitter Instagram LinkedIn
Blog AndersonBrandao.com.br

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Recomendações para hidratação regular e durante a prática de exercícios físicos no verão

Por Anderson Brandão e Duane Amorim

O verão chegou e com ele o calor. Além dos cuidados com a proteção da pele (use filtro solar) e alimentação leve, uma atenção maior deve ser dada a hidratação durante esta estação mais quente do ano. Por isso, separei para vocês compartilharem as dicas que nós da Metodologia Anderson Brandão de Emagrecimento constantemente repassamos aos nossos clientes.

1) Hidrate-se com pelo menos 2,5 litros de água por dia - considere também suco de frutas que tenham  índice glicêmico mais adequado (kiwi, melão, pêssego, pera, maçã verde, abacaxi e morangos) e bebidas isotônicas naturais, como por exemplo água de coco. Leia mais sobre a importância do Índice Glicêmico para o emagrecimento em: http://blog.andersonbrandao.com.br/2016/07/o-que-e-indice-glicemico-o-que-e-carga.html

2) Dê preferência para refeições frias ou geladas e alimento ricos em água - picolé de limão tem bastante água e poucas calorias (use como complemento em lanches ou sobremesas), frutas como melancia e melão ajudam a repor sais minerais e matam a sede. Existem milhares de refeições proteicas – “Shakes”- que podem ser consumidas. Utilize no seu preparo água de coco ou água filtrada. Sopas geladas... são ótimas opções.

3) Considere alterar o horário dos seus treinos - converse com seu professor e use vestimentas adequadas para evitar desidratação exagerada e para se proteger em casos de exposição ao sol.

4) Hidrate-se antes dos treinos - cerca de 30 minutos antes dos exercícios físicos consuma de 200 a 300 ml de água ou água de coco. Uma importante dica é medir o peso para calcular a reposição depois... já já explico isso...

5) Hidrate-se durante os treinos - consuma entre 150 e 300 ml de água a cada 15-20 minutos. Para treinos até 60 minutos não é necessário o consumo de isotônicos (tipo Gatorade), acima disso use um isotônico após a primeira hora de treino. Somente reponha carboidrato (em forma de gel, por exemplo) sob orientação de um nutricionista.

6) Hidrate-se após o treino - lembra da balança? Medir o peso antes ... e após o treino.  Se houver alteração no peso, reponha 100 ml de água para cada 100 g de peso perdido. Assim você vai recuperar o peso perdido através de líquidos. Fique tranquilo: isso não fará você “engordar”. São só líquidos...

Lembre-se que uma hidratação adequada contribui para  o bom funcionamento de seu corpo, faz seu sangue circular melhor o que permite levar rapidamente os nutrientes para todos os tecidos, facilita a respiração (ventilação durante e desaquecimento após a atividade física) e a contração muscular, o que faz você treinar melhor e queimar mais calorias.

Por último,

- dê atenção redobrada para a hidratação de crianças e idosos;

- observe a cor de sua urina toda vez que for ao banheiro. Ela deve ser amarelo-clara e translúcida SEMPRE e,

- não espere sentir sede para se hidratar: tenha em mente que sentir sede indica que o seu corpo já está cerca de 2% desidratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed