Rss Youtube Facebook Twitter Instagram LinkedIn
Blog AndersonBrandao.com.br

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Quem ensinou você a comer?

Por Anderson Brandão

Na terça-feira da semana passada foi divulgada no site da Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor a matéria com o título Cuidado: dietas prescritas por nutricionistas podem não ser confiáveis” na qual a entidade afirma “em estudo da PROTESTE 45% dos profissionais consultados no Rio e SP prescreveram dietas desequilibradas”.

Da leitura da matéria observa-se que esta afirmação/conclusão partiu de estudo de cenário realizado pela própria Pro Teste, envolvendo profissionais de duas cidades. A matéria não cita o amparo científico que embasou a pesquisa, os questionamentos/perguntas que foram feitos e de que forma os entrevistados foram abordados.  Além disso, não contempla o posicionamento dos órgãos que regulamentam e fiscalizam o exercício da profissão ou mesmo os nutricionistas.

O nutricionista é o único profissional de saúde capacitado e preparado para orientar quanto a uma alimentação saudável, equilibrada e adequada a cada pessoa. E é por isso que a minha Metodologia de Emagrecimento, que tem como um de seus pilares  “Para emagrecer você precisa aprender a Comer”, conta com a ajuda desses profissionais para que meus clientes atinjam seus objetivos.  

A partir dos resultados dos exames laboratoriais e exames específicos para medir o metabolismo basal, os nutricionistas de minha equipe identificam as necessidades nutricionais e, a partir daí, prescrevem os programas dietéticos, orientam e acompanham os clientes.  

Os órgãos de proteção ao consumidor tem papel importante na medida em que orientam as pessoas quanto aos seus direitos e também deveres, o que, em meu entendimento, não houve nesse caso específico pela forma como conduzido o assunto.

Assim, quer seja para perder peso,  mudar hábitos alimentares, ganhar peso, enfim, para qualquer orientação quanto a sua alimentação procure sempre um profissional de nutrição. E caso tenha dúvidas quanto a orientação ou conduta do profissional escolhido procure os conselhos de nutricionistas e reporte o seu caso. Lembre-se: o nutricionista é seu parceiro na busca de uma alimentação saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed